h1

Eco Eficienciencia & Sustentatabilidade – Questão de sobrevivencia?

dezembro 26, 2009

Sustentabilidade é um tema muito abrangente e remete uma reflexão sobre o como podemos tratar todas as atividades do nosso dia a dia, e como podemos contribuir para a melhoria do planeta. Mais do que meramente um discurso político a sustentabilidade vem se tornando um fator determinante no sucesso das instituições.

Muito se ouve e se fala da sobrevivência no planeta, devido aos fenômenos de mudança climática, das crises energéticas e os fenômenos naturais cada vez mais intensos. Para as organizações, além de promover a continuidade dos negócios observamos uma necessidade crescente de ganhar competitividade através de processos mais eficientes, que consumam menos energia, integrando novos usos e novos materiais, bem como  tornando o negócio mais atrativo para investimentos.

Além das empresas o governo de muitas cidades do mundo promovem ações de sustentabilidade e aqui conseguimos encontrar diversos exemplos de avaliações de sustentabilidade e aplicação de indicadores de desempenho sustentável. Para que governos e organizações possam tomar decisões que garantam a sustentabilidade de sua atividade, é necessário que a desempenho do seu sistema seja medida. Diversas metodologias foram desenvolvidas para que o sistema seja avaliado e decisões possam ser tomadas de maneira mais abrangente.

Uma poderosa ferramenta utilizada é a ACV – análise do ciclo de vida. Nesta ferramenta compreenderemos todo o comportamento do produto, desde sua criação, passando pela utilização e também a disposição.

Na comparação de cenários, podemos desenvolver produtos estrategicamente mais robustos no ponto de vista de sustentabilidade, promovendo uma melhor utilização dos recursos naturais e utilizando esta característica como fundamental no desenvolvimento dos negócios.

Pensar em sustentabilidade nada mais é do que desenvolver as atividades buscando sempre uma continuidade dos negócios, cada vez mais atrativos e mais eficientes em seus processos.

Não é mesmo uma questão de sobrevivência?

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: